PROCESSO

Nosso processo está sendo desenvolvido com base nas melhores práticas internacionais de criação de insetos em larga escala, incorporando nosso know-how de engenharia de processo, princípios de manufatura enxuta (Lean Manufacturing) e soluções de automação industrial.

Desta forma, além de oferecer uma solução disruptiva para uma cadeia alimentar mais sustentável, conseguimos eficiência de custos para trazer ingredientes a preços competitivos ao mercado brasileiro de nutrição animal, com um forte racional econômico para nossos investidores.

Nosso processo incorpora ainda técnicas de rastreabilidade e pré-tratamento dos substratos, de forma a mitigar o risco de qualquer tipo de contaminação.

Diagrama

A TECNOLOGIA HERMETIA ILLUCENS

A farinha de inseto é produzida a partir de larvas secas e processadas da Black Soldier Fly (Hermetia illucens). Esse inseto provou ser o campeão da reciclagem de matéria orgânica e é uma rica fonte de aminoácidos, ácidos graxos, minerais e vitaminas.

SEGURANÇA ALIMENTAR E AMBIENTAL

A exemplo de projetos do gênero em outros países, a Black Soldier Fly (BSF) foi a espécie de inseto escolhida para o desenvolvimento de nosso projeto no Brasil.

Respeitando os mais exigentes padrões de qualidade, segurança ambiental e alimentar, nossa escolha pela BSF justifica-se por inúmeros motivos:

  • Mosca endêmica no Brasil.
  • Espécie campeã da reciclagem de matéria orgânica.
  • Curto ciclo de vida da BSF (eficiência produtiva).
  • Não é vetor de doenças, pois na fase adulta não tem boca e não se alimenta.
  • Na remota possibilidade de fuga, as moscas adultas morrem em poucos dias, sem risco de desequilíbrio ambiental ou transmissão de doenças.
  • As fêmeas adultas somente procuram substâncias em decomposição e não matérias frescas para botar os seus ovos.
  • Limpam os resíduos dos fungos e bactérias produzindo larvas com maior segurança alimentar.